Na hora de elaborar seu currículo, fique atento aos seguintes itens:


a) Seja objetivo e redija cada informação em, no máximo, duas linhas: o tempo médio gasto com a leitura de um currículo é cerca de 1 minuto.

b) Não use gírias, termos difíceis ou pouco usuais, nem abuse dos termos técnicos; utilize uma linguagem simples e clara e seja coerente ao expor as idéias: é a partir desse fator que o recrutador irá avaliar a sua capacidade de comunicação.

c) Evite usar verbos na 1ª pessoa, mantendo a uniformidade da linguagem do início ao fim do currículo: a impessoalidade transmite segurança, demonstrando firmeza do candidato.

d) Tome cuidado com erros gramaticais e com a repetição de informações: textos repetitivos e com inadequações passam idéia de falta de preparo.

e) Evite excessos: o uso de capas, cores fortes ou planos de fundo rebuscados e fotografias poluem o currículo, dificultando a leitura.

Priorize as informações conforme os seus objetivos: excesso de citações irrelevantes para a área pretendida ou a falta de dados imprescindíveis comprometem a análise do currículo.

f) Nunca invente mentiras: dados que não podem ser confirmados na prática poderão trazer prejuízos futuros e causar constrangimentos.

Inclua a participação em trabalhos voluntários: além de a responsabilidade social ser um tema em ascensão, iniciativa e disposição são características valorizadas.